7ª Edição Habitué News.
Romerito Leiroz Maciel – Estratégico
Saudações, pessoal,
Nesta edição analisaremos os números de maio da nossa rede. Reforçaremos algumas orientações e insights operacionais. Falaremos sobre o contexto atual e futuro do delivery no Brasil, como estamos nos posicionando em um mercado cada vez mais competitivo, novas parcerias e ações de marketing, além das expectativas para junho, novidades e projeções.
Nossos indicadores apontaram pequeno crescimento para o mês de maio (6.175 pedidos), comparado com o mês de abril (5.997 pedidos). Em relação ao mesmo período de 2024 (maio/2024 – 4.332 pedidos), também tivemos uma melhor performance. Fizemos inúmeros ajustes em nossos cardápios nos últimos 30 dias, visando oferecer uma melhor e mais objetiva experiência de compra para nossos clientes. Mantemos uma vigília constante nos indicadores para monitorar o índice de conversão da nova proposta. Por ora, as unidades que estão operando com o novo cardápio estão conseguindo converter mais vendas.
No primeiro semestre de 2025, operamos a primeira fase de reestruturação das nossas operações. Porém, ainda temos mais etapas até adequarmos nossas operações ao momento e aos desafios atuais. Iniciaremos uma próxima fase mais analítica, ou seja, mais voltada para o board de comando das unidades e marketplaces. Você, franqueado, é peça fundamental na gestão diária da unidade. Entraremos em contato com sua unidade para iniciar em breve.
Ainda sob influência da edição anterior, há unidades carregando erros operacionais na gestão de equipes de entrega, com indicadores de nível de atendimento muito acima da tolerância proposta pelos marketplaces. Reforçamos nossa orientação para que realizem as reuniões semanais, ou com a frequência necessária, a fim de encontrarmos o melhor plano de operação para cada unidade. Crescimento caminha junto com excelência!
No último trimestre, falamos muito com outros marketplaces além do iFood. Esse mercado de delivery voltou a atrair a entrada de novos players e o retorno de outros, que agora já entendem melhor sua dinâmica e peculiaridades. Fechamos uma parceria com o Rappi, que ainda reinicia sua operação e apresenta vendas ainda tímidas. Também falamos com a 99Food, Aiqfome, e acompanhamos as especulações sobre a Meituan. Concorrência é sempre bem-vinda, e nesse caso fomos favorecidos em uma negociação com o iFood. Hoje temos uma dinâmica melhor no marketplace, que representa grande parte das vendas do nosso grupo. Uma série de melhorias será implantada para nossas operações dentro do iFood. Como são vários assuntos, abordaremos essa parceria e explicaremos todas as novidades individualmente com cada franqueado.
Nos meses de junho e julho, teremos muitas festas típicas com shows e atrações públicas em diversas regiões. Ocorrerá também um grande evento de futebol, que pode favorecer o nosso principal canal de vendas: o delivery. Haverá jogos às 23h, horários em que normalmente já estamos em declínio de fluxo de vendas. Ou seja, podemos ter uma rotina diferente em termos de horário e volume de vendas.
Participamos de um evento funcional para promover nossa marca em parceria com duas influenciadoras no Rio de Janeiro. Buscaremos mais eventos e ações para branding, reconhecimento e criação de conteúdo para divulgação em nossas mídias sociais.
Estamos em um momento muito importante operacionalmente. Você, franqueado, pedimos que se aproxime da operação junto conosco. Vamos batalhar juntos e cravar um resultado grandioso em cada unidade.
Boas vendas!